O ÚNICO E SUFICIENTE MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

06\06\2024

TÍTULO

O ÚNICO E SUFICIENTE MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS

TEXTO

A sede por Deus, o desejo por encontra-lo, está presente em todo ser humano. Nós fomos criados por Ele e para Ele, e até que o encontremos nossa alma não encontrará real descanso. Nesta ânsia o ser humano busca caminhos que jamais o levarão ao encontro de Deus, pelo contrário, o conduzirão a cada dia para mais longe dEle. Porém a Palavra de Deus nos apresenta o único e verdadeiro caminho Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Timóteo 1.5). O mediador é aquele que age como um intermediário para trabalhar com lados opostos a fim de trazer uma solução. Um mediador tenta influenciar um desacordo entre as duas partes com o objetivo de resolver uma disputa. Há apenas um mediador entre a humanidade e Deus, e esse é Jesus Cristo.

Primeiramente, o mediador é necessário porque há um abismo entre Deus e os homens, como nos ensina o apóstolo Paulo ao falar sobre a condição dos homens Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração” (Efésios 4.18). Este abismo tem lançado a raça humana em uma decadência cada vez maior, como vemos na epístola aos romanos “Por isso Deus os abandonou às paixões infames...” (Romanos 1.26). O grande problema da humanidade é que um dia este abismo se tornará permanente e intransponível, como lemos no livro de Apocalipse “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. está é a segunda morte. E aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20.14,15).

A necessidade de um mediador ocorre também porque homem nenhum é capaz de reestabelecer esta conexão, uma vez que o pecador nem ao menos deseja que sua comunhão com Deus seja restaurada, como nos ensina o apóstolo Paulo Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis” (Romanos 3.11,12). É por isso que a Bíblia nos aponta para apenas um homem capaz de realizar esta mediação, Jesus Cristo, a respeito de quem está escrito “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12).

Por isso esse único e suficiente mediador somente poderia vir do céu, como nos anuncia o evangelho de João Porque Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3.17). Jesus Cristo veio a este mundo com uma missão específica, resolver o problema da separação entre Deus e suas criaturas, causada pelo pecado deles, como nos ensina o apóstolo Pedro “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus...” (1 Pedro 3.18).

O convite de Deus por meio da Bíblia é muito claro, Ele nos chama a reconhecer ao poder e autoridade de seu mediador “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5.24). Que nenhum homem pense que há outro meio, uma vez que é o próprio mediador que nos diz “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).

Caro ouvinte, aceite a seriedade de sua condição e se refugie em Jesus Cristo enquanto ainda há oportunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)