A MENSAGEM DO NATAL

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

24\12\2024

TÍTULO

A MENSAGEM DO NATAL

TEXTO

Creio que assim como eu, você aguarda o dia de natal com grande expectativa. Pesquisas  revelam que para um terço da humanidade esta noite é especial. Porém, o que dizer dos dois terços restantes? Em torno de cinco bilhões e meio de pessoas não possuem afinidade nenhuma com o dia de natal, porque, para eles, simplesmente, não há nada a relembrar. Islâmicos, hinduístas, ateus e pessoas de tantas outras religiões ignoram o que o natal representa também para eles.

Caro ouvinte, se você tivesse que explicar a uma destas cinco bilhões e meio de pessoas qual o verdadeiro sentido do natal, quais seriam suas palavras? Você mostraria a elas as casas e ruas enfeitadas com luzes? Ou as belas árvores de natal nas praças? E se porventura alguma destas pessoas visse um senhor vestido de vermelho, com sua longa barba branca, entregando presentes as crianças, como faze-los entender que em nosso mundo ocidental muitas das coisas associadas ao natal nada tem a ver com ele? É preciso reconhecer que nem todos nós poderiam realmente explicar e aplicar a verdadeira mensagem de natal a pessoas que, dois mil anos depois da maravilhosa noite em Belém, simplesmente ignoram que aquele fato histórico diz também respeito a elas.

Para estes bilhões de pessoas a mensagem de natal não possui qualquer sentido que os envolva uma vez que ignoram a razão pela qual foi necessária a vinda de Jesus a este mundo. Sua ignorância ou incredulidade reside antes no primeiro verso das Escrituras “No principio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1.1). Bilhões de nossos semelhantes não reconhecem que o Deus das Escrituras é também o Deus criador, e que a desobediência de nossos primeiros pais foi a causa do grande mal que atinge toda nossa raça, como bem nos ensina o apóstolo Paulo Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram ( Romanos 5.12). Igualmente desconhecem que esta tão terrível condição levou este mesmo Deus a prometer que entre os nascidos de mulher haveria um que, por meio de si mesmo, desfaria tão grande maldição, ao prometer E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gênesis 3.15).

Para estes cinco bilhões e meio de pessoas o natal não possui qualquer sentido uma vez que não reconhecem a real necessidade que levou o próprio Deus a nascer e viver entre nós. Permanecessem cegos a verdade que o nascimento de Jesus é o cumprimento da promessa de Deus aos homens, fato abundantemente testemunhado nas Escrituras como bem o próprio Senhor Jesus revelou aos discípulos no caminho de Emaús E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras (Lucas 24.27). É inegável que esta cegueira é reforçada pelo incansável trabalho do reino das trevas em manter tais pessoas na mais absoluta incredulidade e ignorância quanto ao nascimento do Salvador, como testemunha o apóstolo João “... e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual  ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo(1 João 4.2,3).

Que proclamemos a este mundo a verdade que Jesus Cristo veio a este mundo para ser o salvador de todos os homens, E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (João 17.3).

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)