AS ORAÇÕES DE ELIAS

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

28\12\2024

TÍTULO

AS  ORAÇÕES DE ELIAS

TEXTO

O profeta Elias é considerado o maio entre os profetas do Velho Testamento, seus feitos são inigualáveis, porém em sua epístola Tiago o alça a um nível possível de ser alcançado pelos demais filhos de Deus ao dizer que Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto(Tiago 5.17,18). Quanto a Elias podemos dizer que ele aprendeu como poucos a lição da oração e se graduou nela na escola divina, de forma que orar como Elias e ter resultados como os dele é uma necessidade presente em nossos dias.

Os dias de Elias eram tempos difíceis e sanguinários, dias de grande violência praticados por homens como Acabe, rei de Israel. As Escrituras revelam que Elias enfrentou aqueles dias como devem os filhos de deus enfrenta-los, dirigindo suas questões ao Senhor sem temor ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra (1 Reis 17.1). Algumas traduções do texto de Tiago usam a expressão “orando fervorosamente”, outras traduções antigas dizem “em sua oração ele orava” ou “com oração ele orava”, e foi orando que Elias enfrentou os maus homens de seus dias. Porém o profeta também esteve diante de pessoas cujas necessidades sobrepujavam seus recursos, como quando o Senhor lhe envia a Sarepta, a casa de uma viúva (17.9), em condição de grande pobreza. O que fez Elias? Confiou no suprimento do Senhor, o que lhe permitiu adentrar a uma das mais tenebrosas regiões da experiência humana, a morte, E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou”  (1 Reis 17.17). E diante deste quadro de tamanha perda, o que faz o profeta? E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho? Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu(1 Reis 17.19 a 22). E o Senhor revelou-se aquela pobre mulher pela resposta a oração de Elias Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade”. No capítulo 18 de primeira Reis encontramos o teste maior de Elias, diante de um rei apóstata, de uma nação que se desviara de Deus e de sacerdotes idólatras, desafiados pelo profeta e vencidos pelo poder do Senhor em resposta a oração Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram:  o Senhor é Deus!  o Senhor é Deus!(1 Reis 18.38,39).

O que fez o Senhor diante de seu povo desviado e duro de coração? Levantou um profeta que orava. O que fará o Senhor diante de uma igreja desobediente? O mesmo, levantando pessoas como eu e você a oração.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)