O LUGAR DA ORAÇÃO EM NOSSA VIDA
DEVOCIONAL DIÁRIO
DATA
26\12\2024
TÍTULO
O LUGAR DA ORAÇÃO EM NOSSA VIDA
TEXTO
Com o passar dos anos tenho percebido que muitas circunstâncias mal compreendidas em relação a prática da oração tem como resultado conduzir os filhos de Deus a desprezar seu poder. A oração não falha, o que falha é nossa imatura compreensão.
Uma passagem preciosa quanto a importância da prática da oração em nossa vida é encontra-se na admoestação e instrução do apóstolo Paulo quanto ao uso da armadura de Deus encontrada no sexto capítulo da epístola aos efésios, quando, ao concluir sua explanação, o apóstolo Paulo nos exorta “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6.18). Quanto a este texto é importante reconhecermos que a oração não é a peça final nem adicional da armadura cristã. A conexão do verso 18 com a descrição das partes da armadura é que a oração é o que devemos fazer em conexão com o uso da armadura e em nossa luta contra o mundo, a carne e o diabo. O que Paulo nos diz é “Façam uso de cada parte da armadura, e em acréscimo a tudo isso, em todo o tempo e em todas as circunstâncias, continuem orando”, ou seja, vista cada peça da armadura em oração. Isso nos ensina uma preciosa lição: primeiro, o uso da armadura cristã não deve se dar de forma mecânica, como se suas peças fossem utilizadas de forma mística, como se não precisássemos fazer mais nada. Somos lembrados que em nossa vida cristã não podemos fazer absolutamente nada por nossas próprias forças. É inútil conhecer a palavra de deus sem o senso de total dependência em fé, como bem nos recorda o apóstolo nos versos 10 e 11 “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Efésios 6.10,11). Tal admoestação, em conexão a verdade expressa no verso 18 deve conduzir os salvos a convicção de que devem dar grande importância a sua vida de oração.
Tal verdade é expressa de forma abundante nas Escrituras e em especial no Novo Testamento. Observe a firme exortação de Tiago em sua epístola, repleta de convicção quanto ao papel central da prática da oração na vida dos salvos “A oração do justo pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto” (Tiago 5.16 a 18). Igualmente, contemple o precioso encorajamento o Senhor Jesus a seus discípulos quanto ao alcance da oração “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível” (Mateus 17.20). É visível como esta verdade foi compreendida e vivida pela igreja primitiva, como relatado por Lucas ao narrar a forma como os primeiros discípulos enfrentaram a perseguição “Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus” (Atos 4.29 a 31).
Qual o lugar da oração na vida do salvo? O mesmo que a respiração ocupa em nossa vida física.
Comentários
Postar um comentário