Sermão 18\04\2021 Noite CRISTO É TUDO O QUE EU PRECISO
TEMA
CRISTOLOGIA;NATUREZA DE CRISTO
TÍTULO
CRISTO É TUDO O QUE EU PRECISO
TEXTO
Colossenses
1.19 “Porque
foi do agrado do Pai que toda plenitude nele habitasse”.
INTRODUÇÃO:
Quanto mais conheço Jesus
Cristo mais percebo que não existe outro que poderia realizar a obra da
salvação.
Tudo o que preciso
encontra-se em um homem, Jesus Cristo
Neste versículo da carta
aos colossenses o apóstolo Paulo resume está verdade ao dizer que o próprio
Deus Pai assim determinou, que em Jesus Cristo encontrássemos tudo o que
precisamos.
I)
JESUS CRISTO É O ÚNICO MEDIADOR QUE RECONCILIA O PECADOR COM
DEUS
ARGUMENTO:
a
sede por Deus, o desejo por encontra-lo, está presente em todo ser humano. Nós
fomos criados por Ele e para Ele, e até que o encontremos nossa alma não
descansará. Nesta ânsia o ser humano busca caminhos que jamais o levarão ao
encontro de Deus, pelo contrário, o conduzirão a cada dia para mais longe dEle.
Porém a Palavra de Deus nos apresenta o único e verdadeiro caminho.
BASE
BÍBLICA: 1 Timóteo 1.5 “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os
homens, Jesus Cristo homem”.
O que é um mediador: é aquele que faz a
mediação, ou seja, aquele que age como um intermediário para trabalhar com
lados opostos a fim de trazer uma solução. Um mediador tenta influenciar um
desacordo entre as duas partes com o objetivo de resolver uma disputa. Há
apenas um mediador entre a humanidade e Deus, e esse é Jesus Cristo.
a.
O MEDIADOR É NECESSÁRIO PORQUE HÁ UM ABISMO
ENTRE DEUS E OS HOMENS
As pessoas deste mundo perguntam “Onde está o problema? Qual a razão do
caos que vivemos?”
Ø Desde que o pecado entrou no mundo há um abismo
entre os homens e Deus.
Efésios 4.18 “Entenebrecidos no entendimento, SEPARADOS DA VIDA DE DEUS PELA IGNORÂNCIA
QUE HÁ NELES, PELA DUREZA DO SEU CORAÇÃO”.
Ø
Este abismo tem
lançado a raça humana em uma decadência cada vez maior
v. 21 a 23 o
ser humano rejeita a revelação de Deus, a Bíblia.
Romanos 1.24 “Por
isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações...”.
v. 25 o ser
humano tornou-se egocêntrico, pensa que é um deus
Romanos 1.26 “Por
isso Deus os abandonou às paixões infames...”
v. 28 O ser
humano vira as costas para Deus
Romanos 1.28 “E,
como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou
a um sentimento perverso...”.
O que
significa que Deus os entregou, Deus os abandonou?
Significa que
Deus permitiu que o ser humano faça a sua própria vontade.
A cada dia o
ser humano está mais e mais longe de uma possibilidade de reconciliação.
Ø Um dia este abismo se tornará permanente e
intransponível
Apocalipse 20.14,15 “E a morte e o inferno foram lançados no
lago de fogo. ESTÁ
É A SEGUNDA MORTE. E
aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de
fogo”.
A palavra morte significa separação, e aqui está narrada a separação
eterna entre Deus e suas criaturas.
b.
O MEDIADOR É NECESSÁRIO PORQUE HOMEM NENHUM É CAPAZ DE REESTABELECER
ESTA CONEXÃO
Ø Reconciliação não é o desejo do homem pecador
Romanos 3.11,12 Não
há ninguém que entenda; NÃO HÁ NINGUÉM QUE BUSQUE A
DEUS. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis”.
Veja o que o salmista diz
Salmo 2.2,3 “Os
reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e
contra o seu ungido, dizendo: ROMPAMOS AS SUAS
ATADURAS, E SACUDAMOS DE NÓS AS SUAS CORDAS”.
Ø Nenhum homem tem a capacidade de obter reconciliação
Atos 4.12 “E EM NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO, porque também
debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos
ser salvos”.
c. O MEDIADOR VEIO DO CÉU
Ø Deus providenciou um mediador
João 3.17 “Porque DEUS ENVIOU O SEU FILHO AO MUNDO, não para que condenasse o mundo, mas
para que o mundo fosse salvo por ele”.
Ø O mediador resolveu o problema da separação
1 Pedro 3.18 “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos
injustos, PARA
LEVAR-NOS A DEUS...”.
2 Coríntios 5.18,19 “E
tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou
consigo mesmo por Jesus Cristo...Isto é, DEUS
ESTAVA EM CRISTO RECONCILIANDO CONSIGO O MUNDO, não lhes imputando os seus pecados…”.
Ø Deus nos convida a reconhecer seu mediador
João 5.24 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê
naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, MAS PASSOU DA MORTE PARA A VIDA”.
Colossenses 1.13 “O qual NOS TIROU da
potestade das trevas, e NOS
TRANSPORTOU para
o reino do Filho do seu amor”.
Ø O preço de rejeitar o mediador oferecido por
Deus
João 14.6 “Disse-lhe
Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; NINGUÉM
VEM AO PAI SENÃO POR MIM”.
APLICAÇÃO:
JESUS CRISTO É TUDO O QUE VOCÊ PRECISA
PARA CHEGAR A DEUS, NÃO HÁ OUTRO CAMINHO.
TRANSIÇÃO:
uma
vez que você tenha chegado a Deus por meio de Jesus Cristo, há mais uma verdade
que você precisa saber sobre Ele.
II)
JESUS CRISTO É NOSSO ADVOGADO QUE RESTAURA A COMUNHÃO QUEBRADA
PELO PECADO
ARGUMENTO:
Alguns crentes podem possuir uma mentalidade
errada quanto ao pecado na vida de alguém que já é salvo. Não é porque somos
justificados em Jesus Cristo que o pecado deixou de ser algo ofensivo a Deus. A
mesma atitude de pecado na vida do salvo ou do perdido tem o mesmo poder
ofensivo a santidade de Deus. O pecado é repugnante a Deus independente de quem
venha. Mais uma vez a solução nos é dada na Palavra de Deus.
BASE
BÍBLICA: 1 João 2.1 “Meus filhinhos, estas coisas vos
escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, TEMOS UM ADVOGADO PARA COM O PAI,
JESUS CRISTO, O JUSTO”.
Por isso, ao escrever este verso João tem em mente dois objetivos
1º,
para que os filhos de Deus não
pecassem.
2º,
para lhes anunciar que, se pecarem, há
remédio na pessoa do Senhor Jesus Cristo.
a. A VONTADE E PROVISÃO DE DEUS PARA QUE
O SALVO NÃO PEQUE
Ø A vontade de Deus para o
salvo é que ele não peque
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, PARA QUE NÃO PEQUEIS”
O verbo aqui sugere atos definidos de pecado e não o
hábito do pecado.
Deus deixou clara sua
vontade nas Escrituras
1 Tessalonicenses 4.3 “PORQUE ESTA É A VONTADE DE DEUS, A
VOSSA SANTIFICAÇÃO; que
vos abstenhais da fornicação”.
1 Pedro 1.16 “Porquanto está escrito: SEDE SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO”.
Ø A provisão de Deus para que
o salvo não peque
A escravidão do pecado
foi desfeita pela morte de nosso velho homem
Romanos 6.6 “Sabendo
isto, que O NOSSO HOMEM VELHO FOI COM ELE CRUCIFICADO,
para que o corpo do pecado seja desfeito, PARA QUE
NÃO SIRVAMOS MAIS AO PECADO”.
Deus nos fez novas
criaturas em Cristo
2 Coríntios 5:17 “Assim
que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; AS
COISAS VELHAS JÁ PASSARAM; EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO”.
A consequência deste fato
Romanos 6:1,2 “Que
diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja abundante? De
modo nenhum. NÓS, QUE ESTAMOS MORTOS PARA O PECADO,
COMO VIVEREMOS AINDA NELE?”
Romanos 6:11,12 “Assim
também vós CONSIDERAI-VOS CERTAMENTE (aceitem
como fato está verdade) mortos para o pecado, mas vivos para Deus
em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo
mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências (aceite o fato que
o pecado não tem mais poder para reinar em sua vida)”.
Ø O poder de Deus para que o
salvo não peque
Gálatas 5.16,17 “Digo, porém: ANDAI
EM ESPÍRITO, e não cumprireis
a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o
Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais as
coisas que quereis”.
b. MESMO APÓS A SALVAÇÃO O PECADO
CONTINUA A SER UM PROBLEMA MUITO SÉRIO
Quando Paulo escreveu aos
romanos, está falsa noção precisou ser corrigida
Romanos 6.1,2 “QUE diremos
pois? PERMANECEREMOS NO
PECADO, PARA QUE A GRAÇA ABUNDE? De modo nenhum”.
v. 15 “Pois quê? PECAREMOS PORQUE NÃO ESTAMOS DEBAIXO DA LEI,
MAS DEBAIXO DA GRAÇA? De
modo nenhum”.
Ø As advertências da
Palavra de Deus contra este comportamento
Paulo deixou claro a ação
disciplinadora de Deus sobre os crentes que mantém pecados encobertos
1 Coríntios 11.28 a 30 “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma
deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe
para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. POR
CAUSA DISTO HÁ ENTRE VÓS MUITOS FRACOS E DOENTES, E MUITOS QUE DORMEM”.
O exemplo da
exortação de Jesus ao homem curado no tanque de Betesda
João 5.14 “Depois Jesus encontrou-o no templo, e
disse-lhe: Eis que já estás são; NÃO PEQUES MAIS, PARA QUE NÃO TE SUCEDA ALGUMA COISA PIOR”.
Ø Exemplos da seriedade com a
qual Deus julga o pecado na vida dos crentes
O exemplo da prática da
imoralidade na igreja em Corínto
1 Coríntios 5.4,5 “Eu, na verdade...já determinei...Em nome de nosso
Senhor Jesus Cristo...Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da
carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus”.
O exemplo de Ananias e
Safira
Atos 5.5,9,10 “E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu
e expirou... Por que é que entre
vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés
dos que sepultaram o teu marido, e também te
levarão a ti. E,
entrando os moços, acharam-na morta”.
c. HÁ PROVISÃO PARA O PECADO EM JESUS
CRISTO
1 João 2.1 “Meus
filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não
pequeis; E, SE ALGUÉM
PECAR, TEMOS UM ADVOGADO PARA COM O PAI, JESUS CRISTO, O JUSTO”.
Note o
que João diz “e se alguém pecar”. Ele está reconhecendo esta realidade
terrível, o pecado continua a agir em nossos membros.
Ø O
pecado é uma realidade a qual não podemos negar
O
apóstolo João deixa isso muito claro em sua primeira epístola
1
João 1.8 “Se dissermos que
não temos pecado (QUE NÃO POSSUÍMOS UMA NATUREZA PECAMINOSA, QUE NÃO
SOMOS PECADORES), enganamo-nos a nós
mesmos, e não há verdade em nós”.
1
João 1.10 “Se dissermos que não pecamos (QUE NÃO COMETEMOS ATOS PECAMINOSOS), fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está
em nós”.
Ø O
desastre de tentarmos encobrir nossos atos pecaminosos
Provérbios
28.13 “O QUE ENCOBRE AS SUAS TRANSGRESSÕES jamais
prosperará...”.
O
exemplo do rei Davi
Salmo 32:3,4 “QUANDO EU GUARDEI SILÊNCIO, envelheceram os meus
ossos pelo meu bramido todo dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava
sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio”.
Ø A
superabundante provisão de graça em Jesus Cristo
Quando
confessamos os nossos pecados
1 João 1.9 “SE
CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS, ele é fiel e
justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.
Provérbios 28:13 “O que encobre as suas transgressões jamais
prosperará, MAS O QUE AS CONFESSA E DEIXA,
alcançará misericórdia”.
Encontramos purificação em Jesus
1 João 1.9 “Se
confessarmos os nossos pecados, ELE É FIEL E JUSTO para
nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.
Encontramos a
misericórdia que precisamos
1 João 1.9 “Se
confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e
justo PARA NOS PERDOAR OS PECADOS, E NOS PURIFICAR
DE TODA A INJUSTIÇA”.
Provérbios
28:13 “O que encobre as suas transgressões jamais
prosperará, MAS O QUE AS CONFESSA E DEIXA,
ALCANÇARÁ MISERICÓRDIA”.
APLICAÇÃO:
JESUS CRISTO É O ÚNICO A QUEM DEVO RECORRER DIANTE DE MEUS PECADOS, NÃO HÁ
OUTRO QUE POSSA FAZER ISSO POR MIM.
TRANSIÇÃO:
Já vimos que Jesus Cristo é o único mediador capaz de levar o ser humano a
Deus, que ele é o perfeito advogado para resolver a questão dos atos
pecaminosos em nossa vida, e agora vamos ver que ele é um salvador
misericordioso e capaz de nos ajudar em todas nossas dificuldades e lutas nesta
vida
III)
JESUS CRISTO É O SUMO-SACERDOTE QUE SUSTÉM O CRISTÃO EM SUAS
FRAQUEZAS
ARGUMENTO:
quantos de nós ansiamos por alguém que nos apoie e nos anime diante da lutas
desta vida. Quantas vezes enfrentamos períodos árduos sem nenhuma ajuda ou
amparo. Saiba que Jesus Cristo é aquele que tem o poder e a compaixão de nos
fortalecer diante destas circunstancias.
BASE
BÍBLICA: Hebreus 4.14 “Visto que temos UM
GRANDE SUMO SACERDOTE, JESUS, FILHO DE DEUS, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa
confissão”.
1.
QUEM ERAM E O QUE FAZIAM OS SACERDOTES NO VELHO TESTAMENTO
Hebreus 5.1 a 3 “PORQUE todo o SUMO
SACERDOTE, tomado dentre os
homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para
que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; E
possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo
está rodeado de fraqueza. E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como
também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados”.
Existiam
duas qualificações sem as quais ele não poderiam exercer o ministério
sacerdotal
a. PRECISAVAM SER NOMEADOS POR DEUS
“PORQUE todo o SUMO
SACERDOTE, tomado dentre os
homens, É CONSTITUÍDO”.
A ordenação deles era feita pelos homens, mas
apenas através de ordem determinada por Deus
Ø É um representante dos
homens
“PORQUE todo o sumo
sacerdote, TOMADO
DENTRE OS HOMENS”
Ø Constituídos a favor dos
homens
Seu serviço era conduzir
os homens a presença de Deus
“PORQUE todo o sumo
sacerdote, tomado dentre os homens, É CONSTITUÍDO A FAVOR DOS HOMENS...”.
Ø Separado para o serviço de
Deus
“PORQUE todo o sumo
sacerdote…NAS
COISAS CONCERNENTES A DEUS...”.
O sacerdote é alguém
atarefado no serviço de Deus. Era um superintendente que dirigia o interesse
que os homens tem para com Deus.
Ø Para oferecer dons e
sacrifícios por si mesmos e pelo povo
Eles ofereciam ofertas
sem sangue e ofertas com sangue, a fim de expiar o pecado do povo.
Hebreus 5.3 “E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como
também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados”.
b. PRECISAM TER SIMPATIA PELO POVO
v.
2 “E
possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo
está rodeado de fraqueza”.
O
sacerdote, apesar de estar revestido desta responsabilidade, era um homem
revestido de toda fraqueza humana, por isso precisava oferecer sacrifícios pelo
povo e por si mesmo.
Ø Precisava ser cheio de
simpatia
“E
possa COMPADECER-SE
TERNAMENTE dos ignorantes e
errados”
Era
necessário tratar o povo com simpatia.
Ele
não podia ser severo demais, irritando-se com os pecado, nem sentimental
demais, sendo indulgente, precisava ser moderado.
Ø Cheio
de entendimento e compaixão
“pois também ele mesmo está rodeado de FRAQUEZA”.
Os sacerdotes precisavam
compreender a fraqueza e pecado que os rodeava, e ter compaixão pelo povo.
2. JESUS O GRANDE SUMO SACERDOTE
a. Foi nomeado por Deus
Hebreus 5.4 a 6 “E ninguém toma para si esta honra, senão o que é
chamado por Deus, como Arão. Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo,
para se fazer sumo sacerdote...”.
Ø Representante dos homens
Hebreus
2.17 “Por
isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos...”.
Porém
muito superior aos antigos sacerdotes
Hebreus
7.26 “Porque
nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos
pecadores, e feito mais sublime do que os céus”.
Ø
Para oferecer sacrifícios pelo povo
Hebreus
7.27 “Que
não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios,
primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto
fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo”.
Havia
aqui duas grandes diferenças entre Jesus e os antigos sacerdotes
1º,
Ele não precisava oferecer sacrifício por si mesmo, pois não era pecador
2º,
o sacrifício e Ele ofereceu foi a si mesmo
b. Um sumo sacerdote
cheio de simpatia pelos pecadores
Era
uma exigência que os sacerdotes tivessem simpatia pelo sofrimento do povo.
Jesus foi muito além, ele participou voluntariamente dos sofrimentos de seu
povo, e é capaz de ser solidário com eles.
Ø
Jesus se compadece de nós
Hebreus
4.15 “Porque não temos um sumo sacerdote que não
possa COMPADECER-SE
DAS NOSSAS FRAQUEZAS;
porém, um que, como
nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”.
Ao vir a este mundo Jesus provou pessoalmente a carga da existência
mortal, ele sentiu e compreendeu nossas fraquezas.
Jesus participou das emoções humanas, Ele chorou, provou a tristeza,
provou o temor da morte no Getsemani.
Jesus não colocou-se acima delas, mas participou diretamente das
condições de nossa existência.
Tudo o que Jesus fez e provou o fez como homem, não como Deus, por isso
ele pode se compadecer de cada um de nós.
Ø
Jesus é capaz de nos socorrer
Hebreus
2.17,18 “Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser
misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os
pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado,
padeceu, PODE SOCORRER AOS
QUE SÃO TENTADOS”.
Ao
dizer eu Jesus foi tentado o autor está se referindo ao fato dele ter sido
provado.
Ele
poderia ter abandonado sua missão em meio aos sofrimentos, mas não o fez.
Ao
dizer que ele pode nos socorrer, é usada uma expressão que significa que ele se
apressa a nos ajudar, como quem responde a um grito de socorro.
Veja
o que nos diz 1 Coríntios 10.13 “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará
tentar acima do que podeis, antes COM A TENTAÇÃO DARÁ TAMBÉM O ESCAPE, PARA QUE A POSSAIS SUPORTAR”.
Onde
está o escape? Em Jesus Cristo nosso sumo sacerdote.
APLICAÇÃO: diante
das fraquezas e lutas desta vida a Palavra de Deus nos chama a confiar em
Cristo.
Hebreus
4.16 “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da
graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos
ajudados em tempo oportuno”.
Hebreus
10.21,22 “E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos
com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados
da má consciência, e o corpo lavado com água limpa”.
CONCLUSÃO:
Quantos de nós andamos
neste mundo em decepções, tentando nos agarrar a coisas sem valor, temporais,
que não serão capazes de resolver as questões verdadeiramente sérias de nossa
vida.
A resposta de Deus a
todas essas questões é Jesus Cristo.
O apóstolo Paulo nos
ensina que na cidade de Colossos ele encontrou muitas pessoas como nós, veja o
que ele apresentou a eles como a solução
Colossenses 2.1 a 3 “PORQUE quero que saibais quão grande combate tenho por
vós, e pelos que estão em
Laodiceia, e por quantos não viram o meu rosto em carne; Para
que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e em todas as
riquezas da plena certeza da inteligência, para conhecimento do mistério de
Deus e Pai, e de CRISTO, EM QUEM
ESTÃO ESCONDIDOS TODOS OS TESOUROS DA SABEDORIA E DO CONHECIMENTO”.
O próprio apóstolo Paulo
testemunha de sua atitude ao lhe ser revelado isto
Filipenses 3.7,8 “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por
Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas
as coisas, pela
excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda
de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a
Cristo”.
Ao vir a Cristo você não
está perdendo nada, está ganhando tudo.
Por isso, preste atenção
a seu convite
Mateus 11.28 “Vinde
a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.
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