Devocional 05\11\2021 O LEGADO DE NINRODE


 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

05\11\2021

TÍTULO

O LEGADO DE NINRODE

TEXTO

O atento leitor das sagradas Escrituras encontra no décimo capítulo do livro de Gênesis uma citação a Ninrode, filho de Cuxe, neto de Cão, que foi um dos três filhos de Noé. A citação a Ninrode se difere das demais encontradas neste capítulo, sendo ampliada além da mera citação de seu nome, dizendo a seu respeito E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor. E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar” (Gênesis 10.8 a 10).

A referência ao fato que Ninrode começou a ser poderoso na terra” encontra sua possível razão nos reis assírios que o seguiram, que foram descritos como homem sanguinários e tiranos, famosos por suas habilidades na caça, como também é dito de Ninrode “E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor". Após o dilúvio muitos homens se entregaram as atividades pastoris, porém Ninrode escolheu a caça, tanto de animais como de homens, fazendo com que tanto o respeito quanto o temor pelo seu nome se avultassem. Historiadores sugerem que após o dilúvio, com o aumento no número de animais selvagens ferozes, homens como Ninrode construíram grande fama reduzindo a ameaça representada por estes animais. Entre os povos da planície de Sinar a caça era considerada uma arte militar, de forma que os reis que sucederam Ninrode eram preparados para a guerra e para o governo por meios da caça.

O capítulo 10 de Gênesis também nos revela que Ninrode foi o fundador de comunidades que mais tarde tornaram-se inimigas do reino de Israel E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá, e Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade)” (Gênesis 10.10 a 12). O princípio do reino de Ninrode deu-se na grande planície de Sinear, como muito antigamente era chamada a região da babilônia, onde ele fundou a cidade de Babel. Dali Ninrode dirige-se ao norte, em direção a Assíria, onde edificou Nínive. Desta forma o nome de Ninrode tornou-se poderoso em seu tempo em muitos lugares, sendo retratado em escritos antigos como uma figura mitológica, um deus da guerra e da caça. A Bíblia nos apresenta Ninrode como um personagem histórico, sem importar-se com as lendas e mitos que mais tarde se formaram a respeito dele. Em seu tempo, possivelmente Ninrode tenha sido considerado um benfeitor público que organizava comunidades, como também um líder respeitado e temido.

A Bíblia pouco nos fornece informações a respeito de Ninrode, porém o significado de seu nome, rebelde, nos permite perceber quem era está personagem. Ninrode era o tipo de governante que Deus jamais aprovaria. Enquanto a Bíblia apresenta a figura do líder como um pastor de ovelhas, Ninrode construiu sua fama como um caçador algoz e perspicaz, satisfazendo-se às custas de suas vítimas, ao invés de cuida-las e conduzi-las pelo exemplo. Ninrode representa o desejo humano pela glória mediante a força bruta e o sofrimento de seus semelhantes, formando reinos e multiplicando sua tirania por meio do terror e da violência.

O legado de Ninrode pertence a todos os homens que, governados pelo seu próprio pecado, escolheram seguir o caminho de Caim, espalhando o temor e o dessossego entre seus semelhantes.

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)