DEVOCIONAL DIÁRIO 25\10\2022 A QUEDA DE SATANÁS

DEVOCIONAL DIÁRIO

25\10\2022

TÍTULO

A QUEDA DE SATANÁS

TEXTO

Somos informados pela palavra de Deus não somente da existência de satanás, como também de sua criação. Satanás não foi criado como o ser hoje descrito nas Escrituras como o pai da mentira, mas sim como um ser que refletia de forma ímpar a glória de seu criador. A Bíblia nos declara a causa da queda de Satanás e faremos bem em observa-la.

O texto de Ezequiel capítulo 28 termina nos relatando a razão pela qual o pecado tal qual o conhecemos teve início no coração deste ser angelical “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti”. A expressão “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura” nos revela que sua própria condição elevada se tornou a base para seu pensamento vil. Ao dizer que “corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor” a Bíblia revela que ele se corrompeu ao imaginar que toda aquela glória vinha de si próprio e não de Deus.

A Bíblia descreve a queda de Satanás a partir de um texto cuja aplicação primária se refere ao rei de Babilônia no tempo do profeta Isaías, a aplicação secundária é dirigida ao anticristo, que irá refundar o grande reino da Babilônia. Já nos versos 12 a 14 o texto se aplica aquele que está por detrás de ambos os personagens ao dizer “Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!” ((Isaías 14.12). É deste texto que retiramos o nome Lúcifer, aplicando-o a Satanás, uma vez que a palavra Lúcifer em latim significa “portador de Luz”. O texto nos revela o pecado manifesto no coração de satanás “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, serei semelhante ao Altíssimo”. O pecado fez nascer no coração de Satanás maus desígnios, como o de invadir a habitação de Deus a fim de domina-lo. Ao dizer “acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono” a Bíblia nos revela que Satanás possui um trono e que deseja exalta-lo acima do trono de Deus. A referência as estrelas apontam para os milhares de anjos de Deus, que Satanás pretendia dominar. Sabemos que em sua rebelião ele levou consigo um terço das estrelas de Deus. A expressão “e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte”, Satanás usa uma expressão que faz referência a nação de Israel. Juntos estes termos parece transmitir a ideia que ele desejava estabelece rum reino na terra, que ainda seria criada. Sua fala “Subirei sobre as alturas das nuvens” revela seu desejo de estabelecer sua glória acima da de Deus, o que se completa ao dizer serei semelhante ao Altíssimo”, ou seja, mesmo sendo uma criatura, ele desejava tomar o lugar de Deus. ele não pode criar um reino para si, então decide tentar tomar o reino que pertence a Deus.

Deste momento em diante a história tem registrado a tentativa de Satanás de cumprir seu plano. Deus tem permitido que ele o desenvolva a fim de demonstrar que nenhuma criatura pode ser semelhante a Ele, porém o pecado tem engano de tal forma a Satanás que ele pensa que isto é possível. Que tenhamos cuidado para que não sejamos enganados da mesma forma.

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)