DEVOCIONAL 12\03\2022 O LEGADO DE CÃO
DEVOCIONAL DIÁRIO
DATA
12\03\2022
TÍTULO
O LEGADO DE CÃO
TEXTO
O
atento leitor das sagradas Escrituras é conhecedor das narrativas bíblicas que
envolvem o segundo dos filhos de Noé, Cão, cujo nome significa “queimado” ou
“moreno”. Seu nome é citado por 15 vezes nas Escrituras, apenas no Velho
Testamento. A observação dos fatos concernentes a Cão nos leva a algumas
preciosas verdades, as quais faremos bem em examinar.
Primeiramente,
devemos nos atentar ao nascimento e vida de Cão antes da ocorrência do dilúvio,
pelo fato que a Bíblia nos informa ser Cão o segundo dos dos três filhos de
Noé, como descreve Moisés “E era Noé da idade de quinhentos
anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé” (Gênesis 5.32). De forma
positiva, Cão teve o privilégio de ser criado na família de um homem que se
distinguia por sua conduta em meio a seus semelhantes, como nos é dito “Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé
andava com Deus” (Gênesis 6.9). Porém a geração a que Cão pertencia
é descrita como uma das mais perversas que já povoaram a terra, reconhecida em
Gênesis pela sua impiedade “E viu o Senhor que a maldade do homem se
multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu
coração era só má continuamente” (Gênesis 6.5). Cão viveu debaixo
tanto da bendita influência de seu justo pai como da maligna influência de seus
contemporâneos, sendo listado, juntamente com sua mulher, entre os 8 membros da
raça humana que foram salvos da destruição do dilúvio ao se refugiarem na arca,
“E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos
Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as três mulheres de seus filhos” (Gênesis
7.13).
Após
o diluvio, voltamos a encontrar Cão já tendo concebido sua descendência “E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e
Jafé; e Cão é o pai de Canaã” (Gênesis 9.18. É
neste período pós dilúvio que se dá o fato mais conhecido em sua vida, diante
das consequências da embriaguez de seu pai “E viu
Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no
lado de fora” (Gênesis 9.22). Possivelmente Cão tenha zombado da
vergonhosa condição de seu pai, o que acabou por resultar em um pesado juízo
sobre ele “E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu
filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe
Canaã por servo” (Gênesis 9.24 a 26). Notemos que o juízo proferido por Noé recai sobre o
filho de Cão, Canaã, significando que a descendência deste serviria a seu
irmão, Sem, o que realmente se deu.
Por
fim, encontramos novas referências a Cão quando da peregrinação do povo hebreu
ao Egito, ao nos ser dito que “Então Israel entrou
no Egito, e Jacó peregrinou na terra de Cão” (Salmo 105.23),
demonstrando-nos que sua descendência ocupou o norte do continente africano,
que foram feridos quando da saída do povo hebreu do cativeiro “E feriu a todo primogênito no Egito, primícias da sua força
nas tendas de Cão” (Salmo 78.51). A maldição imposta do Noé acabou
por se concretizar quando da ocupação da terra de Canaã, quando então os
hebreus sobrepujaram os canaanitas, descendentes do neto de Noé.
O
legado de Cão pertence a todo homem que, mesmo gozando de grandiosos
privilégios espirituais, se permite destruir por sua própria natureza
pecaminosa, condenando a si mesmo e sua família a sofrer as consequências de
seu pecado.
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