Devocional 05 de julho\2020 LIÇÕES EM TEMPOS DE ANGÚSTIA

 

DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

05\07\2020

TÍTULO

LIÇÕES EM TEMPOS DE ANGÚSTIA

TEXTO

1 SAMUEL 10.1 a 6

1. SUCEDEU, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague,  os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo.

2. E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão somente os levaram consigo, e foram o seu caminho.

3. E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.

4. Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar.

5. Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita.

6. E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.

Fugindo da perseguição do rei Saul, Davi procurou refúgio entre os filisteus. Ele estava acompanhado por mais 600 homens e suas famílias. Aquis, rei de Gate, concedeu que o povo que acompanhava Davi habitasse na cidade de Ziclague, e durante um ano e quatro meses eles combateram as cidades ao redor  e depois retornavam paea junto de suas famílias em Ziclague.

Quando o rei Aquis foi a peleja contra Israel, seus principes não permitiram que Davi os acompanhasse, pois temiam ser traídos por ele. Davi e seus homens retornaram então a Ziclague,e ,  ao chegar lá, encontraram a cidade queimada e  notícia que suas familias haviam sido levadas cativas pelos amalequitas.

A Bíblia relata que Davi e seus homens choraram até perderem totalmente suas forças (v.4). O verso 6 usa uma palavra para descrever a reação de Davi e outra para descrever a de seus homens. Em relação a Davi a Bíblia diz que ele se angustiou, em relação a seus homens, que eles se amarguraram.

Entender a diferença entre angústia e amargura pode servir de grande lição para todos nós.

Em primeiro lugar, a amargura é uma aflição moral de tal intensidade, que a reação que provoca é de vingança contra aquele que elegemos como o causador de nossos males. o verso 6 diz  porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas”. A angústia é a sensação de aperto da alma, uma pressão de tal intensidade que o único pensamento que temos é encontrar algo que nos traga refrigério. o angustiado não busca vingança nem elege culpados, ele é tomado pela necessidade de encontrar um lugar espaçoso.

E segundo lugar, a amargura nos leva a preocuparnos apenas com nossas próprias dores, sem levar em conta que pessoas ao nosso redor sofrem de forma igual ou superior a nós. Os homens de Davi desejavam apedreja-lo, elegendo-o como culpado pelo triste ocorrido. O que eles não levaram em conta é que Davi foi tão vítima como eles daquela tragédia, como visto no verso 5 “Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita”. A angústia nos ensina o dom da misericórdia, de sentir a dor do outro, além da minha própria. Quando Davi recuperou os bens e famílias levados pelos amalequitas, ele lembrou-se dos soldados que não tiveram forças para perseguir o inimigo. A tropa que reaveu o que fora-les tomado, não desejava repartir os despojos de guerra com aqueles. O antes angustiado Davi foi compassivo e disse no verso 24 Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem; igualmente repartirão”.

Em terceiro lugar, a amargura cega nossos olhos a ponto de não sermos capazes de outra atitude, a não ser pagar o mal com mal. Aqueles homens sofreram um grande mal, e a única atitude a qual se dispuseram foi realizar um mal ainda maior, apedrejar Davi. O texto nos diz que a ninguém os amalequitas haviam matado, tão somente levaram as mulheres e crianças cativas, mas ainda havia meios de resgata-los. Porém, se eles houvessem apedrejado Davi, seria uma sentença sem volta. A angústia, ao contrário, abre nossos olhos para ver aquilo que outros são incapazes de perceber. Em Salmos 18.6 lemos Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face”. O resultado deste clamor está no verso 19 Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim”. A palavra angústia significa aperto, e Deus concede um lugar espaçoso aqueles que, angustiados, clamam a Ele. O texto de 1 Samuel termina dizendo “Todavia, Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus”. Que todo aquele que vive em angústia encontre no Senhor esta força. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)