Devocional 31 de julho\2020 O MAIOR PARADOXO DO MUNDO

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

31\07\2020

TÍTULO

O MAIOR PARADOXO DO MUNDO

TEXTO

Eclesiastes 9.11 Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos”.

Este verso revela a grande surpresa do pregador ao constatar como a providência divina é capaz de produzir resultados inesperados no labor humano. Reversões surpreendentes acontecem em questões que julgamos decididas, derrotando o determinismo absoluto.

“Não é dos ligeiros a carreira”, em uma prova atlética é possível determinar o vencedor antes que a largada seja dada, a mera observação dos competidores já nos serve de indicação, e raramente haverá um resultado diferente dos prognósticos. Porém nem sempre isso ocorra na corrida da vida, e por vezes acontece que o competidor supostamente mais fraco sai vencedor.

“Nem dos fortes a batalha”, é esperado que o exército mais forte vença a batalha. Porém a história registra de inumeras vezes em que o exército mais fraco e numeroso venceu, como muitas vezes aconteceu com o exército de Israel.

“Nem tampouco dos sábios o pão”, quantas vezes homens de imensa capacidade de discernimento são atingidos pelo fracasso, faltando-lhes muitas vezes o pão cotidiano, enquanto um homem tolo obtém grande fama.

“Nem tampouco dos prudentes as riquezas”, esperamos que o homem inteligente e capaz entesoure grande riqueza, sendo bem sucedido em seus negócios, quando por vezes tal homem se vê fracassado, enquanto outro, que não possui a mesma inteligência, obtém sucesso e ganhos.

“Nem tampouco dos entendidos o favor”, há pessoas habilidosas que falham em seu labor, ao passo que outros sem talento algum atingem grande resultados.

Você já percebeu como milhares de pessoas neste mundo seguem a religião da estatística e da probabilidade? O determinismo parece acompanhar seus passos, em um mundo onde o mais forte sempre vencerá. Graças a Deus que a Bíblia não foi escrita baseada em estatísticas, e que a vontade de Deus não obedece a lei das probabilidades totais.

A maior demonstração de que a providência divina e não o determinismo humano é que conduz a história deste mundo se chama nação de Israel. Deus produziu uma grande nação a partir de um casal estéril; fez de um escravo judeu  o governador do império egípcio; deu a um povo sem armas a vitória contra o maior exército do mundo, derrotado pelas águas do mar; seu frágil povo tomou a terra prometida das mãos de nações guerreiras e melhor preparadas; grandes impérios caíram: Egito, Pérsia, Grécia e Roma e a pequena nação de Israel subsistiu; em 1967 na chamada Guerra dos Seis Dias, os países árabes atacaram Israel com um exército dez vezes maior, e foram miseravelmente derrotados. Contra todas as probabilidades e estatísticas, Deus mantém a nação de Israel como um testemunho de quem realmente conduz a história, e isto nos serve como um grande encorajamento a mantermos a confiança no soberano Deus.

Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória” (Provérbios 21.31).

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)