Devocional 05 de agosto\2020 PORQUE JESUS NOS MANDOU ORAR EM SEU NOME

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

05\08\2020

TÍTULO

PORQUE JESUS NOS MANDOU ORAR EM SEU NOME

TEXTO

João 14.13,14 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”.

Prestes a cumprir sua missão e de seu retorno glorioso para junto do Pai, o Mestre instrui seus discípulos a dirigirem-se ao Pai em seu nome. Quão grande privilégio o Senhor concedeu a seus discípulos.

Porém é necessário alerta-lo a respeito de tão grande responsabilidade. Estas não são palavras mágicas, que automaticamente garantem que Deus Pai ouvirá e atenderá nossas orações. Oração e vida devem concordar em uma mesma direção, seja em palavra seja em ação a vida inteira do cristão deve reconhecer a autoridade de Jesus Cristo, como o apóstolo Paulo nos revela na carta aos Colossenses capítulo 3 verso 17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Não apenas nossas palavras, mas tudo em nossa vida precisa ser centrada no Salvador.

É importante também entendermos em qual situação Jesus concedeu esta promessa a seus discípulos. Em seu período de discipulado junto ao Mestre, os discípulos dirigiam pessoalmente a Ele suas necessidades, porém o Mestre está prestes a deixa-los, causando-lhes profunda tristeza. Em João capítulo 16 verso 26  lhes é dito Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra”. A mesma alegria que provaram pela presença do Senhor teria continuidade ao orarem ao Pai em seu nome. A oração é um meio de nos encher-nos do Espírito Santo e de sua alegria. Que jamais nos esqueçamos desta bendita promessa.

A oração em nome de Jesus envolve o reconhecimento de uma verdade salutar: existe apenas uma razão para o Pai atender nossas orações, e esta razão é Jesus Cristo. Muitas pessoas, a semelhança dos sacerdotes de Baal citados em primeira Reis capítulo 18, entendem que é necessário que realizem grandes sacrifícios ou coisas incomuns a fim de convencer Deus que são merecedoras de terem suas orações atendidas. O próprio Mestre nos diz em seu sermão da montanha “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por seu muito falar serão ouvidos”. O Senhor alertou também  ao povo de Israel sobre este comportamento pelos lábios do profeta Ezequiel Não é por respeito a vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome”. Jamais nos enganemos cogitando que possuimos méritos suficientes para que nossas orações sejam atendidas. Se nossas orações fossem atendidas devido a nossos méritos. Neste caso Deus seria nosso devedor, e não o Pai gracioso que atende a oração de pecadores como eu e você. Os méritos do Senhor Jesus são a única porta de acesso a Deus, como bem nos diz o apóstolo Paulo em 1 Timóteo capítulo 2 verso 5 “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem”. A ousadia para adentrar a presença do Deus Altíssimo tem um preço, que só pode ser pago por um único homem, e isto nos é deixado claro na carta aos hebreus capítulo 10 verso 19 “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus”.

Este imenso privilégio é dado a todo aquele que crê.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)