Devocional 25 de agosto\2020 A FÉ SALVADORA

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

25\08\2020

TÍTULO

A FÉ SALVADORA

TEXTO

Tão bem conhecemos a maravilhosa realidade da salvação expressa pelo apóstolo Paulo na carta aos efésios “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Temo porém que uma definição inexata do que significa esta fé conduza ao engano e a perdição pessoas que são levadas a confiarem em sua própria fé a o invés de depositarem sua confiança em Jesus Cristo. Como podemos definir esta fé salvadora apresentada pelo apóstolo Paulo? Creio que três preceitos são suficientes para esclarecer esta verdade.

Em primeiro lugar, a fé salvadora sempre será precedida pelo sincero arrependimento. Todo aquele que adentrar aos portões celestiais terá necessariamente de ter se arrependido nesta vida. Esta é a ordem de Deus revelada em Atos capítulo 17 “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam”. Arrepender-se significa literalmente mudar de direção, sendo isso consequência da convicção de pecado gerada pelas Escrituras. Precisamos aqui diferenciar o simples remorso do verdadeiro arrependimento. O remorso é a consequência de provarmos os frutos de nossas más ações, porém o remorso não é capaz de nos levar a uma nova atitude. Já o arrependimento é a firme convicção que não há outro rumo a não ser o contrário daquele em que se seguia.

É preciso também dizer que a fé salvadora é baseada unicamente na graça de Deus. Paulo nos revela em sua carta a Tito “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”. Nenhum mérito ou merecimento humano são levados em conta na salvação, nem mesmo a guarda da lei tem o poder de ser contada a nosso favor nesta questão. Paulo escreveu aos gálatas  Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Cristo Jesus, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada”. Somente Jesus Cristo possui os méritos necessários para nos conceder a salvação, desta forma a salvação é oferecida a todos os homens, independente que quem sejam e dos pecados que tenham cometido.

Finalmente, a fé salvadora é precedida pelas boas obras. Se as boas obras nada podem fazer pela nossa salvação, elas encontram lugar na vida dos salvos como testemunho da salvação que receberam. Paulo usa este argumento logo após falar sobre a base da salvação em efésios 2 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. É Tiago que muito bem nos alerta a respeito do perigo da falta de obras resultantes da salvação “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?... Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”. Deus tem um objetivo claro para as boas obras resultantes da salvação “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

Esteja ciente. Qualquer manifestação de fé que não seja precedida pelo arrependimento, baseada na graça de Deus e procedida pela prática de boas obras não é a verdadeira fé salvadora. É Tiago que nos exorta “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem”. Avalie bem a forma que você tem crido.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)