BBN Internacional Sermão transmitido no Programa Conferência Bíblica em 04\08\2020

 TEMA

ANÁLISE DA CARTA DE TIAGO

TÍTULO

A SABEDORIA MUNDANA E A SABEDORIA CELESTIAL

TEXTO

Tiago 3:13 a 18

PROPOSIÇÃO: a sabedoria mundana sempre quer levar vantagem, a sabedoria celestial pensa no outro.

O que é choque cultural: acontece quando enfrentamos estilos de vida, língua, roupa, moeda, religião, valores, perspectivas, totalmente diferentes dos nossos. 

Quando enfrentamos choque cultural: mudança para uma outra cidade, escola ou emprego, onde tudo é diferente: horários, serviços, o “jeitão” de fazer as coisas, ou quando mudamos de igreja.  Às vezes enfrentamos choque cultural quando casamos.  Os costumes, as tradições familiares, as maneiras de celebrar aniversários, feriados, são todos diferentes. 

Como as pessoas reagem ao choque cultural?  

Quando falamos do cristão em relação à cultura do mundo, Jesus disse que teríamos que “estar NO mundo, sem ser DO mundo.  

Paulo falou para não sermos “conformados com esse mundo, mas transformados pela renovação da nossa mente”.  

João disse, “Não ameis o mundo, nem as coisas que estão no mundo”  

Pedro nos lembra de que tudo que vemos no mundo, há de derreter e ser reduzido a nada.  O autor de Hebreus nos chama de peregrinos em busca de uma cidade celeste. 

Todos esses autores bíblicos identificam: uma guerra entre culturas, um choque cultural entre o mundo em que vivemos e o céu de onde vem nossa cidadania.  

O livro de Tiago vai ainda mais longe.  Ele não deixa dúvidas sobre os traços que identificam um cidadão do mundo e um cidadão do céu. 

Definição do Mundo.  O mundo define sabedoria como “esperteza”.  É levar vantagem, explorar, avançar, manipular.  Subir a escada mais rápido que o outro.  Enganar antes de ser enganado.  Matar antes de ser morto.

Definição Bíblica.  Sabedoria bíblica significa adquirir a perspectiva de Deus sobre tudo que acontece no mundo.  É a ética de Jesus, que é amar a Deus e ao próximo como a si mesmo. Não é ser servido, mas servir é dar a sua vida (Mc 10:45). 

 

I)                  A FALSA SABEDORIA

     

a.       Suas características

amarga inveja

A palavra que traduzimos por inveja é no original grego zelós de onde vem a palavra zelo, um zelo doentio, um zelo fanático que consome e absorve aquele ou aquilo a quem este zelo é direcionado. 

Tiago fala deste zelo e ainda usa o adjetivo amargo.  Isto traz um sentido mais profundo a este zelo (inveja), que pode ser interpretada como uma inveja arraigada ao ser por inteiro e que penetra todos os sentidos.  Ou seja, o coração humano é envenenado por uma inveja amarga e generalizada.  

sentimento contencioso

O sentimento faccioso é aquele que não se importa com a unidade, mas apenas se importa com os interesses pessoais.  Aquele que possui um espírito faccioso normalmente quer ser melhor que os outros em tudo o que faz.  Não sabe ser humilde, não sabe ser simples, não sabe olhar para o interesse do próximo, mas apenas os dele.

b.      Sua origem

é terrena

Pessoas de sabedoria terrena são muito ligadas a esta terra

Suas motivações são inferiores as motivações celestiais

animal

aqui a palavra no grego é psichikos.  Este adjetivo deriva da palavra que traduzimos como alma ou psique.  Está relacionada com a parte natural humana.  É a parte que nos iguala aos animais.  É o oposto de todo o lado espiritual humano.  Aqui estamos falando de carnalidade, humanidade crua. 

uma palavra que denota a ausência total de qualquer coisa espiritual (boa ou ruim).  Ela é apenas relacionada ao homem e sua natureza pecaminosa. 

São os nossos instintos

diabólica

Tiago aqui entra no último nível da origem da inspiração da sabedoria da terra.  Aqui é o nível mais baixo.  Não basta esta sabedoria ser mundana, ser naturalmente humana, ela também é do diabo.  Ou seja, aqueles que dela se utilizam agem de acordo com o diabo, eles agem como o diabo agiria em qualquer que fosse a situação.  Ou seja, eles pactuam com o diabo e consequentemente se rebelam contra Deus

c.       Suas consequências

perturbação

Algumas versões traduzem esta palavra como caos, tumulto, ou desarmonia.  Ou seja, aqueles que fazem uso desta sabedoria, são causadores de problemas, pessoas que vivem arrumando confusão. 

obra perversa

Além de confusão, os que fazem uso da sabedoria da terra também são pessoas que praticam a maldade.  Pessoas que deliberadamente fazem o mal. 

CONCLUSÃO:

Se em nossa vida há muita confusão e se nos deleitamos na maldade ou somos considerados pessoas de práticas más, sem dúvida nenhuma temos inveja e queremos ser melhor que os outros e consequentemente fazemos uso da falsa sabedoria.

 

II)                A SABEDORIA DO ALTO

A partir deste momento, Tiago vai listar os frutos ou aquilo que deve ser demonstrado na vida daquele que se acha sábio, a partir da sabedoria do alto.  Aqui, estes sete adjetivos devem ser característicos não apenas de indivíduos que buscam a sabedoria do alto, mas também de comunidades que professam o nome de Jesus. 

pura”

a pureza aqui está relacionada com a pureza de Deus.  Deus é puro e sua natureza é pura, limpa e pureza agrada a Deus. 

Salmos 73:1, diz “Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os puros de coração.”

Mateus 5:8, diz: “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus.

1 João 3:2,3 diz: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.”

Portanto, quem despreza a pureza despreza a Deus.  Aquele que se diz cristão e não tem uma atitude de pureza para com a vida, com as pessoas, este tem lutado contra a natureza divina, pois Deus é puro.

Por isso a sabedoria do alto é pura, pois provém de um Deus puro.

pacífica

Neste sentido, a sabedoria do alto é oposta a terrena porque produz paz enquanto a terrena produz confusão (vs16). 

Paz aqui não é ausência de guerra somente, mas Tiago faz um uso de paz, mas parecido com a palavra hebraica Shalom.  Para os judeus, shalom era algo que abrangia o ser por completo. Trazia total satisfação para o ser e era ao mesmo tempo uma forma de harmonia entre os homens. 

A sabedoria do alto é de paz, faz paz, trás satisfação e completude no homem que a tem. 

moderada

A ideia aqui é de gentileza, de suavidade, de benignidade.  A sabedoria do alto não é rude, nem áspera, mas gentil e benigna assim como Cristo é benigno e manso.

compreensiva

sabe quando uma pessoa quer ouvir a outra e se deixa convencer sem a insistência de querer sempre ter a última palavra?  Assim é a sabedoria do alto, ela é compreensiva, conciliatória, amiga.  O seu interesse não é impor sua vontade, a sua mente é aberta e ela é sensível a situação das pessoas.

Você nunca vai ver um sábio verdadeiro querer vencer um argumento, pois ele tenta sempre compreender o outro lado ou até mesmo aceitar o argumento do outro para não entrar em conflito. 

cheia de misericórdia e de bons frutos

a verdadeira sabedoria provém de um Deus misericordioso e, portanto, faz daquele que a possui uma pessoa cheia de misericórdia.  A palavra grega aqui também pode ser traduzida como compaixão.  Ou seja, a sabedoria verdadeira traz compaixão por aqueles que sofrem, aqueles que Tiago menciona no cap. 2:15 (se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia). 

Essa compaixão é forte o suficiente para movê-lo a ações práticas produzindo bons frutos. 

Aqui entra um aviso àqueles que não são e/ou não querem ser misericordiosos.  Tiago 2:12, 13 “Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade; porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso.”  

Aquele que não for misericordioso para com o próximo irá ser julgado sem misericórdia.  Aqui entra a lei “na medida em que julgardes serás julgado”, ou seja, se não fores misericordiosos não recebereis misericórdia. 

Quando oramos a oração do Pai Nosso dizemos: “Pai, perdoa as nossas dívidas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido

Contudo, no versículo 14 e 15 do cap. 6 de Mateus diz: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.

 

Ou seja, haverá ocasiões em que Deus agirá conosco na mesma medida em que agimos contra nosso próximo.

Mas a verdadeira sabedoria é misericordiosa e produz boas ações, bons frutos.

sem parcialidade

aqui vemos que a verdadeira sabedoria não toma partido.  Ela está do lado da verdade.  A verdadeira sabedoria é justa.

sem hipocrisia

aqui a palavra grega traduz literalmente como sem hipocrisia.  A sabedoria do alto não é hipócrita, mas sincera, genuína.

Em suma: A verdadeira sabedoria é na verdade tentar andar como Jesus andou, amando a Deus, fazendo o bem, amando e servindo o próximo, e santificando-se.

E por fim, Tiago reafirma a importância da paz e do pacificador para a sabedoria verdadeira.

Bençãos para quem pratica a verdadeira sabedoria (18) 

Tiago mais uma vez retorna a questão da paz.  Para Tiago, o sábio é aquele que não somente evidencia pureza, é pacífico, amável, compreensível, cheio de misericórdia e bons frutos, imparcial e é sincero, mas também semeia em paz boas obras para colher justiça. 

A nossa vida é uma vida de plantar e colher.  Colhemos aquilo que plantamos e se não plantarmos as sementes certas, não colheremos os frutos certos.

Aquele que plantar obediência à sabedoria de Deus colherá justiça. 

Em Mateus 5:9 diz, “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

 

 

 

 

 

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