Devocional 13\04\2022 A DIFERENÇA ENTRE O PODER DOS HOMENS E O PODER DE DEUS

 TÍTULO

A DIFERENÇA ENTRE O PODER DOS HOMENS E O PODER DE DEUS

TEXTO

O atento leitor das sagradas Escrituras encontra no vigésimo segundo capítulo do livro de Gênesis a impactante narrativa a respeito do encontro entre o patriarca Jacó e o anjo do Senhor, como nos é narrado E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu” Este relato nos fornece uma preciosa lição sobre a ação de Deus na vida dos homens, uma vez que a luta entre Jacó e o anjo do Senhor é uma representação viva do que fora e do que seria a vida daquele homem a partir daquele encontro.

Primeiramente pensemos o que caracterizou a vida de Jacó até aquele dia. O nome Jacó significa “ele agarrou o calcanhar”, porém, seu irmão Esaú usou de um trocadilho devido à semelhança entre a escrita em hebraico do nome Jacó e a palavra enganador e disse “Não é o seu nome justamente chamado Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção”. A vida de Jacó antes do vau de Jaboque é marcada por este comportamento, através do qual ele suplantou seu irmão e seu sogro Labão. Por esta razão, a semelhança da sua luta com o anjo, durante muito tempo pareceu que Jacó era mais forte que os homens e até mesmo mais forte que Deus, e que este não teria forças para trazer Jacó ao caminho da fé demonstrada por seu avô e seu pai.

A lição que extraímos da luta entre Jacó e o anjo é que o mesmo Deus que parecia incapaz de controlar a má índole de Jacó, precisou de apenas um único momento de demonstração de seu poder, para que a vida de Jacó fosse transformada. Jacó suplantou o anjo enquanto reinavam as trevas, mas quando a luz raiou, o ambiente propício para a vitória de Deus havia chegado, e com um único movimento, Deus venceu “E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele”. De sua benção surgiu Israel, o príncipe de Deus, manco, porém cônscio do poder e da majestade de Deus.

Creio que o mesmo ocorre na vida de muitos filhos de Deus. Vivem à sua maneira, seguindo seus próprios planos, e como Deus parece ser fraco para impedi-los, acreditam ser vitoriosos e bem sucedidos. Porém esquecem que Deus também tem seus planos, e que os planos de Deus não podem ser impedidos. E assim, chega o dia em que Deus, apenas por um momento, demonstra seu poder, transformando todas as coisas. Possivelmente a partir deste dia, tais pessoas não possuam mais a força e poder que as marcavam, mas, com certeza, possuem o conhecimento exato, de que existe um Deus, que é muito mais forte que elas, e que deseja unicamente o seu bem.

Esta é a diferença entre o poder dos homens e o sobre excelente poder de Deus.

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)